quinta-feira, 13 de março de 2014

Introdução à Pneumatologia

O que é?

A doutrina do Espírito Santo, também chamada pneumatologia (o termo é derivado de duas palavras gregas, pneuma, vento, espírito, e logia, estudo) é uma das bases de nossa igreja. Nascemos no Pentecostes e vivemos de modo pentecostal, crendo na manifestação dos dons em nossos dias.

Base bíblica

O Espírito é uma pessoa. Esta afirmação se opõe aos ensinamentos das Testemunhas de Jeová, segundo o qual é a força ativa de Deus. Seu hálito, sem ímpeto. Eles pensam assim por uma exegese errada de passagens como Jó 33:4. Compreendemos que uma pessoa é independente quando manifesta algumas características que aparecem no texto bíblico. Vejamos: 1) Possui emoção e ação independente:
  1. Ele unge (Is 61:1)
  2. Ele se entristece (Ef 4:30)
  3. Ele geme por nós (Rm 8:26)
  4. Ele testifica (Rm 8:16)
  5. Ele convence-nos dos nossos pecados (Jo 16:8)
  6. Ele age sobre o corpo de uma pessoa (At 8:39)
  7. Ele gera vida no caos (Gn 1:2)
2) Possui vontade própria
  1. Ele nos dá os seus dons, por sua deliberação (I Co 12:11)
  2. Ele impede que façamos algo com o que não concorda (Atos 16:6,7)
3) É distinto
  1. É distinto de Jesus e de seu Pai (Mt 3:16)
  2. É distinto de outras pessoas (At 15:28)
A deidade do Espírito Santo. Não há dúvida na Bíblia que o Espírito Santo é parte integrante da Trindade, portanto, ente divino. Porém, para solidificar nossa fé e ampliar nosso conhecimento, vamos a algumas referências que comprovam tal afirmação. Por 16 vezes ele é relacionado às outras duas pessoas da Trindade (algumas referências: Gn 1:2; Êx 31:3; Nm 24:2; II Cr 15:1; Jó 33:4; Is 40:13, 61:1; At 16:7; Rm 8:14; I Co 2:11, 3:16, 6:11; I Jo 4:2). Uma das mais surpreendentes declarações a respeito deste assunto ocorre em João 14:16, quando Jesus prediz que outro Consolador será enviado. Há duas palavras gregas para outro, allós e eterós. Allos significa outro do mesmo tipo, substância e espécie, mesma palavra utilizada na parábola dos talentos e das sementes. Já eterós significa igualdade diferenciada, como no caso dos sexos. Outra imagem vívida da palavra está em II Coríntios 6:14. Além disso, há outros atributos que comprovam sua divindade. Vejamos: - Onisciência (I Co 2:11,12; At 5) - Onipresença (Sl 139:7) - Onipotência (Gn 1:2; Jó 33:4; Sl 104:30) Para concluir, mentir a Deus, é mentir ao seu Espírito (At 5). O Espírito Santo é associado em termos de igualdade ao Pai e ao Filho (Mt 28:19; II Co 13:14).

Bibliografia Ryrie, Charles C, Teologia Básica, Mundo Cristão Coene, Lothar, Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vida Nova

Questão acessória: Quem não é batizado no Espírito Santo é salvo? Certamente! Crer em Jesus como Salvador e entregar-se ao seu senhorio é o requisito para a salvação. Se não cremos no batismo no Espírito Santo, apenas não vamos usufruir das bençãos decorrentes disto.

3 comentários:

PB. João Eduardo Silva disse...

Saudações em Cristo!, parabéns pela excelente matéria, isso está faltando em muitas igrejas.
Gostaria de saber se vc assistiu o pronunciamento do presidente da cgadb sobre as mudanças nas Assembléias de Deus, e o esfriar da igreja e os costumes dos samaritanos.
Seria possível vc comentar alguma coisa sobre o vídeo?, se concorda ou não com o que ele disse. Fiquei esperando pra ver se algum blogueiro falava alguma coisa, mas está todo mundo caladinho.

Abraços no amor de Cristo.

Pb. João Eduardo Silva.

daladier.blogspot.com disse...

Prezado PB João Eduardo,

Não publiquei nada, mas também não fiquei calado. No momento que vieram ao lume as declarações dele disse aos meus leitores que tudo já estava dito no blog. Discordo da abordagem, o nobre pastor é parte do problema e não move uma palha para resolvê-lo.

Que Deus tenha misericórdia de nós!

PB. João Eduardo Silva disse...

Saudações em Cristo!, que bom que vc discorda, mas esperava que os blogueiros iriam publicar alguma coisa, comentar e etc.
Se tais palavras tivessem sido ditas por um outro pastor, de outra denominação tenho certeza que eles iriam "combater", com o máximo de forças que conseguissem juntar, mas como é o referido pastor tá todo mundo de boquinha fechada.

Abraços no amor de Cristo -
Pb. João Eduardo Silva.