sábado, 14 de julho de 2012

Bloqueio a obreiros jovens e solteiros...

Este blog é diversificado. Trata de temas os mais diversos possíveis. É nossa proposta. Nossos dez leitores sabem disso. Vamos a um tema polêmico?

O que dizer da ressalva de alguns pastores e líderes assembleianos à consagração de obreiros devido à sua idade e estado civil? Ora, ora, vamos por partes. Aqui no Estado de Pernambuco as duas maiores convenções assembleianas são presididas por pastores que foram escolhidos em tenra idade. O Pr. Roberto José, presidente da COMADALPE foi consagrado pastor em 1994. Nascido em 1965, teria apenas 29 anos à época. Já o Pr. Ailton José, presidente da CONADEPE, alçou o posto com apenas 34 anos, em 1984, tendo nascido em 1953. Claro que eles não assumiram a presidência com esta idade, mas é inegável que foram consagrados ao pastorado bem jovens. O próprio Pr. José Wellington, presidente da CGADB, foi ordenado ao pastorado aos 28 anos de idade. Nasceu em 1934 e foi consagrado em 1962.

Recuando um pouco mais, vamos encontrar o missionário Joel Carlson, sueco, vindo ao Brasil em 1918. Foi ele quem impulsionou os esparsos trabalhos da capital pernambucana, iniciados por Adriano Nobre. Quantos anos Carlson tinha em 1918? Tendo nascido em 1889, tinha apenas 29 anos! Samuel Nystrom chegou aqui com 25 anos. O pastor Cícero Canuto, pioneiro da Paraíba e logo depois de São Paulo, foi consagrado por Daniel Berg aos 30!

Mas ainda falta outro ingrediente: o estado civil. Vamos encontrar Daniel Berg, aos 26 anos e solteiro, e Gunnar Vingren, aos 23, e igualmente solteiro, os fundadores da denominação! Os conterrâneos de Vingren até torciam o nariz para sua tendência em consagrar mulheres, ou queriam tomar-lhe as rédeas do poder, mas não viam problemas na idade.

Agora, cem anos depois, um jovem solteiro ou um jovem obreiro não pode ser consagrado ao presbitério ou ao pastorado? Ah! Tem o princípio da necessidade. O mesmo alegado para termos mulheres missionárias e não podermos consagrá-las nem ao diaconato. Quando não há esta alegação, outra floresce. A falta de experiência. É mais lógica, mas não se sustenta à luz das idades acima. Podemos até argumentar a necessidade de consagrar um Cícero Canuto, mas a lista enumera outros mais recentes. Sem contar que ultimamente os obreiros mais velhos tem pouca coisa a ensinar aos mais jovens. Não digo isso com desdém, mas, sem generalizar, é a realidade. Outra opção é fazer a escadinha de consagrações render ou alegar o sustento financeiro. A verdade é que para muitos obreiros mais velhos, os que estão no aguardo podem esperar, os primeiros já ultrapassaram um umbral, quem ficou pra trás...

A não ser que você seja um filho ou parente.

3 comentários:

Pastor Domingos disse...

"Ninguém despreze a tua mocidade"....outra tradução diz: "Ninguém te despreze por ser um jovem"

O que quer dizer isso amado Daladier?

Muito grato por visitar e comentar no nosso modesto espaço virtual.
Um forte abraço na Paz do Senhor

Anônimo disse...

NAO da pra entender essa exigencia do obreiro tem que ser casado,O HOMEM DEVE SER FIEL A DEUS SOLTEIRO OU CASADO INDEPENDENTEMENTE DO SEU ESTADO CIVIL. QUANTA HIPOCRISIA AINDA EM NOSSA DENOMINAÇÃO.DINAH

Unknown disse...

A paz so SENHOR JESUS para todos.

Sou o Evangelista Heverton, sou solteiro, e tenho 25 anos, deus fez uma promessa pra mim a 2 anos atrás, de que ele me levantaria a evangelista, e hoje depois de 2 anos fui consagrado.

Vamos olhar para a bíblia, porque é de lá que saiu tudo que somos e fazemos hoje.


Gideão era menino e deus o chamou cedo, e nem mesmo gideão se achava preparado.

Davi, era menino e slteiro ainda por cima, e Deus o consagrou a príncipe sobre Israel.

Deus levanta quem ele quizer seja homem,mulher solteiro ou casado.


Olha o que paulo escreveu em 1 corintios.

Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
1 Coríntios 7:1

E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro CUIDA DAS COISAS DO SENHOR, em como há de agradar ao Senhor;
Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.
1 Coríntios 7:32-33


Veja aí a resposta eu sou solteiro e deus me chamou para uma grande obra então eu vou cuidar das coisas de que deus tem comigo.

E sobre ser casado existe uma má interpretação sobre 1 timóteo (veja)


É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de UMA SÓ mulher... 1 Tm 3:2


Segundo a gramática brasileira a frase diz que o deve ser marido de só uma e não diz que tem que ser casado.

Porque não podeter mais de uma mulher, deus não agradaria disso, seria ante cristão ser casado com mais de uma, melhor que fosse solteiro,como diz lá em coríntios.




acho que deixei muito bem esclarecido né.

a paz do senhor jesus.......